Ar condicionado Split
O condicionador de ar Split, surgiu a partir do sistema de ar condicionado de janela. Onde este foi dividido em dois equipamentos: o que fica no ambiente interno (evaporadora) e o que fica no ambiente externo (condensadora). Os dois equipamentos são ligados por tubulações de cobre, por onde passa o gás refrigerante e o dreno.
Split Hi-wall
O ar-condicionado do tipo Hi-Wall é um split que permite a instalação na parede. É o tipo mais comum de split, é instalado principalmente, em residências e em estabelecimentos comerciais de pequeno porte. Vantagens de custo benefício.
Disponível nas capacidades 7.000, 7.500, 8.500, 9.000, 12.000, 18.000, 22.000 e 30.000 BTU’s.
Split piso teto
A principal característica do ar condicionado Split Piso Teto é o bom aproveitamento de espaço já que o mesmo permite uma instalação versátil, isto é, diversas posições: Sobre o piso (também chamado de console), na parede e no teto. Liberando um espaço maior para objetos ou trafego de pessoas.
O condicionador de ar split piso teto é ideal para médios e grandes ambientes, residencial ou comercial. Ambientes que tenham muita circulação, aglomeração de pessoas e ambientes com o pé direito muito alto, já que sua vazão de ar é maior que os tradicionais split hi wall.
A capacidade de refrigeração do ar condicionado piso teto pode variar de 18.000 à 80.000 BTU’s.
Split Cassete
O Split Cassete possui até quatro vias para a saída do ar e tem como principal vantagem à instalação no teto ou no forro, controle do fluxo de ar de cada saída individual (dependendo do fabricante). O cassete é indicado para ambientes de médio porte, residenciais ou comerciais.
Sua capacidade de refrigeração varia de 18.000 a 60.000 BTU’s.
Window Split
O ar condicionado Window Split é uma mistura de ar condicionado janela e o tradicional ar condicionado Split. Este equipamento é indicado para quem tem interesse em instalar um ar condicionado Split, porém são impedidas por poder comprometer a estrutura da construção ou modificar a estética da fachada.
O condicionador de ar Window Split é um aparelho Split com a parte externa (condensadora) reduzida, mais prática e funcional em relação aos modelos comuns de janela. A maior vantagem do Window Split é poder instalar o aparelho em espaços já existente na parede.
O valor de um window split é maior comparando com o split tradicional por apresentar tecnologia mais avançada e redução do tamanho da condensadora.
Disponível nas potencias de 7.000 a 12.000 BTU’s em ciclo frio e quente e frio.
Split quatro lados
O split do tipo quatro lados ainda é pouco utilizado no Brasil, sendo difícil de encontrar no varejo. Este equipamento é indicado para locais de médio e grande porte e pode ser instalado no centro, lateral ou canto do cômodo, dependendo da necessidade do proprietário. Possui quatro saídas de ar, que permite uma distribuição do ar por todo o ambiente. O split quatro lados pode refrigerar, reduzir a umidade ou somente ventilar.
É encontrado nas capacidades de 24.000 BTU’s, 41.000 BTU’s e 60.000 BTU’s.
Multi split
Os aparelhos de ar condicionado Multi Split possui um sistema moderno, com funções e filtros semelhantes aos tradicionais modelos Split Hi-Wall, porém é possível ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. A quantidade de evaporadora vai depender da capacidade da condensadora e de cada fabricante.
O Multi Split é ideal para climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e o local dispõe de pouco espaço externo para a instalação da unidade condensadora. Podem ser instalados em residências, pequenos escritórios ou demais ambientes de médio porte. Todas as partes do equipamento são independentes, ou seja, você escolhe quantas e quais evaporadoras deseja ligar. As unidades internas podem ser do tipo Hi-Wall, piso-teto, cassete e duto (dependendo do fabricante).
Os modelos que são encontrados com mais facilidade no mercado brasileiro são:
A potência pode variar de 18.000 a 50.000 BTU’s, divididos em 2, 3 ou 4 partes internas, dependendo do fabricante.
Split canto teto
O Split Canto Teto é um modelo que possui design único e diferenciado. É ideal para ambientes de pequeno e médio porte, como residências e escritórios.
Este aparelho apresenta baixo nível de ruído e possui sistemas de filtragem do ar eficientes. A unidade interna desse ar-condicionado (evaporadora) é instalada no teto, no encontro entre duas paredes. O modelo tem como diferencial proporcionar um melhor aproveitamento de espaço e distribuição de ar.
É encontrado nas capacidades de 9.000 a 12.000 BTU’s, nos ciclos quente e frio.
Ar condicionado do tipo Janela
Como o próprio nome diz, estes condicionadores geralmente são instalados em janelas ou em paredes em uma altura de 1,60 m. O aparelho é posicionado diretamente em contato com o ambiente externo e com o ambiente a ser condicionado. Apresentam capacidade de resfriamento que variam de 0,5 a 3,0 TR, sendo geralmente resfriados a ar.
Esses condicionadores podem também apresentar o condensador operando como evaporador no período de inverno e funcionando como bomba de calor para o aquecimento. É o chamado ciclo reverso.
São bastante utilizados em residências e em prédios de escritórios.
É possível encontrar no mercado modelos de baixa potencia, de 7.000 BTU’s, e também os mais potentes, de 30000 BTUs.
Splitão
É um aparelho de ar-condicionado com características mais pesadas. Composto por uma unidade externa e duas ou mais internas, a condensadora pode ter diferentes tamanhos que varia conforme a carga térmica do sistema. Esta pode ficar em um local aberto ou então em uma casa de máquinas. Na grande maioria dos casos, as unidades internas ficam embutidas dentro de forros, dutos, armários ou sancas de gesso.
É possível encontrar Splitões sem dutos, instalados diretamente nos cômodos. Os dutos são considerados dispositivos que aumentam a eficiência do sistema, pois concentram a vazão do ar condicionado.
O Splitão é um aparelho que possui alta vazão de ar, é indicado para ambientes comerciais. O equipamento exige bastante atenção em relação a limpeza.
A capacidade desse tipo de ar condicionado varia de 5 a 25 TRs.
Chiller
É utilizado em aplicações industriais, água fria ou outro líquido. O ar condicionado Chiller industrial e utilizado para o resfriamento controlado de produtos, mecanismos e máquinas indústrias e também é usado para resfriar itens especializados de alto calor.
O ar condicionado Chiller para aplicações industriais pode ser centralizado, onde um único ar condicionado Chiller serve a múltiplas necessidades de arrefecimento, ou descentralizada, onde cada aplicativo ou máquina tem seu próprio ar condicionado Chiller. Também é possível ter uma combinação de ar condicionado Chiller centralizados e descentralizados, especialmente se as exigências de arrefecimento são as mesmas para algumas aplicações, ou pontos de utilização, mas não todos.
VRF ou VRV
O VRV (volume de refrigerante variável) ou VRF (do inglês "variable refrigerant flow") é um sistema de ar condicionado central do tipo multi-split, especialmente desenvolvido para ser instalado em residências amplas e edifícios de médio e grande porte.
O grande diferencial é possuir uma ou mais condensadoras em um único local e atender um numero muito grande de evaporadoras e quando as mesmas estiverem desligadas ou stand by, as condensadoras diminuem a velocidade dos compressores, com isso a uma grande economia de energia.
Self Ar e Self Água
Um sistema Self, ou Self-Contained (traduz-se para “tudo contido em uma máquina só”) é um aparelho similar ao aparelho de janela, porém de maior porte, maior capacidade de resfriamento e mais moderno tecnologicamente. Alguns prédios possuem salas dedicadas para a instalação de um self, onde, se fosse o caso poderia ser instalado um fan-coil, se o prédio oferecesse ar condicionado central.
Existem dois tipos principais de self: Os que utilizam água no condensador, ou seja, o aparelho reduz a temperatura do gás refrigerante á temperatura ambiente, como um radiador de carro. E os que utilizam ar, como um motor de fusca.